quinta-feira, 17 de outubro de 2013

MEMÓRIA COLEGIADO – 17/10/2013 COLÉGIO ESTADUAL PROF. ALTAIR DA SILVA LEME

MEMÓRIA COLEGIADO – 17/10/2013
COLÉGIO ESTADUAL PROF. ALTAIR DA SILVA LEME

No dia 17/10/2013, às 9h, reuniu-se o Colegiado do Projeto Liberdade em Ação, no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme, com os participantes que estão listados no final dessa memória. Ao iniciar a reunião o Prof. Nilson acolheu a todos e pediu a cada um dizer o nome e qual entidade representa. Prof. Nilson apresentou algumas justificativas de ausências que lhe foram comunicadas.  Os assuntos debatidos seguiram a seguinte ordem:

  1. Horta da Escola Municipal. Sandra disse que a terra para enchimento dos pneus ainda não foi fornecida. Rodrigo disse que já passaram dois meses e que a Perfipar está disposta a fazer o fornecimento, juntamente com o adubo. Vereador Gil pediu desculpas pela demora e disse que até terça-feira da próxima semana a terra será fornecida. Rodrigo disse que caso não for fornecida até terça-feira ele, pela Perfipar, fornecerá. Nilson pediu para comunicar quando tudo estiver preparado para o plantio, para fazer a reserva das mudas junto do Clube Santa Mônica.
  2. Obras da Trincheira, casas e infraestrutura. Vereador Gil disse que terão uma reunião com Cohapar e Prefeitura para resolver várias pendências em relação à Vila Liberdade e Vila Zumbi. Disse que cobrará o assunto do início das obras da construção das casas. Explicou também sobre as obras relativas à trincheira, que deverão iniciar no dia 10/11 ou antes. Disse também que está cobrando obras de conservação das ruas.3
  3. Academia ao ar livre. Rodrigo disse que para este ano não haverá condições da Perfipar fornecer a academia ao ar livre, por várias razões. Gil disse que a Prefeitura de Colombo fornecerá e será instalada em local já previsto. Falou-se muito da necessidade de maior espaço e estrutura para a prática de esportes e de melhor utilização do espaço do campo de grama. Comentou-se de uma série de problemas que ocorrem naquele espaço, principalmente de pessoas que se alcoolizam e criam situações incômodas à comunidade em geral. Falou-se da necessidade de novo projeto de utilização daquele espaço, com participação da comunidade.
  1. Projeto Comunitário da PUCPR. Anderson disse que a Professora Débora não pode participar da reunião hoje, mas que eles pretendem realizar reuniões nas Escolas para identificar ações que poderão ser realizadas e divulgadas para inscrições dos alunos da PUC no próximo ano. Essas reuniões serão agendadas com as Direções das Escolas.

  1. Curso Pronatec e Inclusão Digital. Eunice e Vereador Gil disseram de uma visita da UFPR à comunidade com possibilidade de instalação de um curso de Corte e Costura na sede da Associação de Moradores, pelo Pronatec, para 50 mulheres da comunidade, para geração de renda. No mesmo espaço também poderá ser oferecido um programa para inclusão digital e que para isso serão necessárias máquinas mais atualizadas. Esses cursos deverão iniciar em março/2014.

  1. Pastoral da Criança. Nilson disse que esse assunto está em pauta há bastante tempo e custa a ser resolvido e da necessidade de fortalecimento da equipe e sua capacitação. Programou-se uma reunião para dia 30/10, às 16h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, após os trabalhos de palestra e peso das crianças. Virlane ficou de conversar com a Sra. Laura e articular a participação das pessoas nesta reunião.

  1. CRAS Graciosa. Nilson comunicou que recebeu e-mail da Daniele dizendo da impossibilidade de participar da reunião do Colegiado e que na próxima semana estará fazendo divulgação nas Escolas sobre o atendimento do CRAS na sede da Associação de Moradores.

  1. UPS. Vereador Gil disse que a partir de agora a UPS entre na fase 2 – UPS Cidadania, com um trabalho mais forte de serviços à comunidade e de formação cidadã. Disse que no dia 07/12 acontecerá um grande evento na Vila Zumbi, com uma série de serviços à comunidade e que depois haverá outro evento na Vila Liberdade. Trata-se de ações integradas de desenvolvimento para as comunidades, oferecidas pelo Estado.

  1. Nova Creche ou CMEI. Vereador Gil comentou de um terreno próximo da Vila Liberdade e que pertence à Prefeitura. Neste terreno estuda-se a possibilidade de instalação de um novo CMEI.

  1. Presentes Dia das Crianças no CMEI. Rodrigo relatou que a pedido do CMEI Pequenos Brilhantes a Perfipar fez uma campanha de doação de brinquedos entre os funcionários. Disse que depois o Júlio conseguiu os brinquedos com outra empresa e         que agora a Perfipar ficou numa situação constrangedora diante de seus funcionários. Júlio teria dito que os brinquedos poderão ser entregues no Natal. Nilson comentou que como estamos trabalhando de modo articulado, sendo todos parceiros em favor da Comunidade, precisamos garantir o bom relacionamento e fidelidade entre nossas entidades e lideranças.

  1. Próxima reunião: 21/11, 9h, no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme.

Eu, Nilson Izaias Pegorini, elaborei esta ata.

Lista de participantes.
NOME
ENTIDADE
E-MAIL
TEL
Nilson Izaias Pegorini
Fae e Colégio Bom Jesus
2105-4072 9988-7791
Virlane da Silva
Pastoral da Criança

8450-0313
Eunice Maria Souza
Comunidade
8783-7013
8883-7353
Sueli Emidio
Pastoral Social

9161-9930
Rodrigo Arbigaus
Perfipar S/A
th@perfipar.com.br
3360-8888
Sandra Monteiro
Escola Municipal
esseerreeme@gmail.com
8838-8497 9820-7845
Anderson M. Prestes
PUCPR
3271-2279
Verena Mehler
Sanepar

Givanildo Silva
Vereador
9625-1531
Solange Dillenburg
Pastoral Social Vila Zumbi
9678-1297
Thiago R.B. Antunes
Assessor Vereador Sidinei Campos
9941-0199



























Nenhum comentário:

Postar um comentário