terça-feira, 26 de novembro de 2013

MEMÓRIA COLEGIADO – 21/11/2013 COLÉGIO ESTADUAL PROF. ALTAIR DA SILVA LEME

Companheiros(as), bom dia.

Segue a memória da reunião do Colegiado do dia 21/11/2013.

A próxima está marcada para o dia 11/02/2014, 9h, no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme. Na memória estão as datas das reuniões do Colegiado para o ano inteiro. Como critério estabelecemos a 2ª quarta-feira de cada mês.

Aproveito para comunicar que ontem, 25/11, às 14h, tivemos reunião no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme reunindo lideranças do Projeto Liberdade em Ação com as Equipes do Projeto Comunitário da PUC, da PUC Solidária e da Pastoral da Arquidiocese de Curitiba. Nesta reunião foi apresentada proposta de trabalho destas Equipes na Comunidade, tornando assim o Projeto Liberdade em Ação ainda mais forte, dinâmico e eficaz.

Na reunião o Vereador Gil deu boas notícias em relação a uma nova creche ou CMEI na Comunidade, anseio da mesma há bastante tempo, uma vez que mais de 180 crianças estão em fila de espera. Outra notícia boa é a perspectiva de revitalização do espaço para esportes no atual campo de futebol, projeto para o qual a comunidade já está se articulando.

Outra notícia que alegrou a todos foi em relação ao Coral Colibri Paranaense. Professora Rosane disse que os ensaios estão acontecendo com excelente participação e entusiasmo. Antes do final do ano acontecerá uma apresentação do coral aos pais e à comunidade.

Abraço a todos(as).

Prof. Nilson Izaias Pegorini
FAE Centro Universitário e Colégio Bom Jesus
(41)2105-4072 e 9988-7791



MEMÓRIA COLEGIADO – 21/11/2013
COLÉGIO ESTADUAL PROF. ALTAIR DA SILVA LEME

No dia 21/11/2013, às 9h, reuniu-se o Colegiado do Projeto Liberdade em Ação, no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme, com os participantes que estão listados no final dessa memória. Ao iniciar a reunião o Prof. Nilson acolheu a todos e pediu a cada um dizer o nome e qual entidade representa. Prof. Nilson argumentou sobre a importância da articulação entre lideranças e entidades que estejam dispostas a contribuir para o desenvolvimento da Vila Liberdade. Os assuntos debatidos seguiram a seguinte ordem:

  1. Projetos Cohapar: construção das casas, regularização fundiária e infraestrutura na comunidade. O Sr. Alceu, da Cohapar, disse que continua o processo de regularização fundiária das quadras 10 e 11 e na sequência será feito o mesmo trabalho nas demais quadras. Comentou também que 32 famílias que habitavam na faixa de domínio da rodovia receberam o aluguel social para deixar a área para o início das obras da trincheira, que já deveriam ter iniciado. Disse também que a obra de construção das casas ainda não iniciou porque o Estado do PR estava com dificuldade de conseguir recursos, mas que agora conseguiu e que possivelmente nos próximos dias será feita a aquisição do terreno, que envolve em torno de sete milhões de reais. Falou-se também de outros imóveis do Jardim Ana Maria e Esperança que estão irregulares e as famílias estão pagamento mais vezes para aquisição dos mesmos imóveis. Alceu sugeriu que a Prefeitura de Colombo solicite apoio da Cohapar para prestação de serviço de orientação jurídica a essas famílias. Anderson, assessor do Vereador Gil ficou de ver esse encaminhamento.

  1. Obras da Trincheira: A Concessionária Regis Bitencourt já devia ter iniciado as obras da trincheira. O prazo limite era 10/11/2013. Houve sugestão de cobrar da Concessionária, através de e-mails e ofício, o início imediato das obras.

  1. Regularização na Vila Zumbi: Julimara, Thania e Karla, da Cohapar, expuseram através de um mapa os três loteamentos da Vila Zumbi e disseram que os trabalhos estão bem avançados no Loteamento 1, denominado Fazenda Rincão, que pertencia à família Greca. Disseram que já foi passado o memorial descritivo dos imóveis, em torno de 520 lotes, à Prefeitura de Colombo, e que os Registros dos Imóveis deverão ser expedidos em janeiro do próximo ano. Os dois outros loteamentos envolvem questões judiciais e por isso poderá levar mais tempo para a conclusão da regularização.

  1. Ciranda de Pais/2014: Nilson disse que ele e Tosihiro estiveram na PUC, numa reunião com as Professoras Cristiane e Ana, da Pastoral da PUCPR. Explicou também por quais motivos a Ciranda de Pais não iniciou neste ano 2013 e também as dificuldades para iniciar no próximo ano, em razão da Copa do Mundo e das Eleições. Mas que no ano 2014 outras ações poderão ser realizadas pela PUC Solidária. Foi agendada uma reunião para tratar do assunto no dia 25/11, no Colégio Prof. Altair da Silva Leme, às 14h. Outra reunião foi agendada para dia 13/03, às 14h, com lideranças da Vila Liberdade, também no Colégio Prof. Altair da Silva Leme, na qual a Profª Cristiane Arns fará uma exposição sobre a questão da educação familiar e da relação família-escola.

  1. Planejamento Projeto Comunitário PUCPR/2014 na Vila Liberdade: Anderson disse que haverá uma reunião amanhã, dia 22/11, com representantes das Escolas da Vila Liberdade para definir as ações que poderão ser desenvolvidas no próximo ano e que serão oferecidas para inscrição dos alunos da PUCPR. Essas atividades serão desenvolvidas no mês de abril/2014.

  1. Horta Escola Municipal: Nilson disse que esteve visitando a horta e viu que a terra foi colocada nos pneus e que os canteiros da horta estão todos plantados e muito bonitos. Nilson também disse que na Escola Municipal tem bastante espaço para mais pneus e aumento do espaço de horta. Disse ainda que precisamos desenvolver e ampliar esse projeto de horta também no Colégio Estadual e trabalhar para que os alunos assimilem esse interesse pelo cultivo de hortas em suas casas e a consciência da importância da alimentação saudável.

  1. Atendimento CRAS na Vila Liberdade. Ana, do Cras Graciosa, comunicou que a partir de hoje, 21/11/2013, todas as quintas-feiras, das 8h às 17h, haverá atendimento do CRAS na sede da Associação de Moradores da Vila Liberdade. Todos os serviços oferecidos no CRAS Graciosa serão também oferecidos na Vila Liberdade, tais como documentação, cadastro único, e outros. Disse ainda que a comunicação à comunidade foi feita através de bilhetes aos pais das crianças das Escolas.

  1. Informações sobre a Associação de Moradores: Anderson disse que o mandato da atual diretoria vence neste ano e a eleição para nova diretoria deve ser ainda neste ano. Nilson dizia da importância de uma associação de moradores atuante e independente de opção partidária e religiosa, para o atendimento de toda a comunidade e suas demandas. Comentou que na ocasião da eleição ocorre toda uma movimentação, constituição de chapas, divulgação de propostas, etc, e ao longo do mandato parece haver um quase total esvaziamento de tudo e que haveria necessidade de maior consciência de quem assume um mandato tão importante.

  1. Próximas reuniões: ficou definido que as reuniões do Colegiado será sempre nas 2ªs quartas-feiras do mês, a partir de fevereiro/2014. Assim, para o próximo ano as datas das reuniões serão: 11/02, 12/03, 09/04, 14/05, 11/06, 09/07, 13/08, 10/09, 08/10 e 12/11, sempre às 9h.

Eu, Nilson Izaias Pegorini, elaborei esta memória.

Lista de participantes.
NOME
ENTIDADE
E-MAIL
TEL
Nilson Izaias Pegorini
Fae e Colégio Bom Jesus
2105-4072 9988-7791
Sueli Emídio
APOIO

9161-9930
Julio Cesar S Ribas
CMEI Pequenos Brilhantes
3675-6931
Maria _____
CRAS Graciosa
cras.graciosa@gmail.com
8758-7178
Alceu Swarowski
Cohapar - SURF
alceuswarowski@cohapar.pr.go.br
3258-0086
Julimara Pizzatto
Cohapar - Surf
julimarapizzatto@cohapar.pr.gov.br
3312-5742
Anderson M. Prestes
PUCPR
3271-2279
Tosihiro Ida
Lions Clube Curitiba Batel
9962-0720
Rosane Frida
Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme
rosane.frida@gmail.com
3562-1772
Solange Dillenburg
Pastoral Social Vila Zumbi
9678-1297




Thiago R.B. Antunes
Assessor Vereador Sidinei Campos
9941-0199
Ana Cristina S. Rosa
Cras Graciosa
9963-2145
Thania Mazetto da Luz
Cohapar
3312-5987







Nenhum comentário:

Postar um comentário