sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

MEMÓRIA COLEGIADO – 12/02/2014 COLÉGIO ESTADUAL PROF. ALTAIR DA SILVA LEME

MEMÓRIA COLEGIADO – 12/02/2014
COLÉGIO ESTADUAL PROF. ALTAIR DA SILVA LEME

No dia 12/02/2014, às 9h, reuniu-se o Colegiado do Projeto Liberdade em Ação, no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme, com os participantes que estão listados no final dessa memória.
Ao iniciar a reunião Prof. Nilson acolheu a todos e lembrou os propósitos do Projeto Liberdade em Ação, que acima de tudo buscar, através dessa grande articulação de entidades e lideranças, o desenvolvimento da Comunidade. Destacou também as principais atividades que estão sendo desenvolvidas e a importância da contribuição de cada entidade parceira. Em seguida solicitou que cada participante disse o nome e qual entidade estava representando.
Os assuntos debatidos seguiram a seguinte ordem:

1.      Obras do Projeto da Cohapar e Regularização Fundiária.
No que concerne a Regularização Fundiária da Vila Liberdade, a advogada da COHAPAR informou que tentou formalizar acordo nos autos 2702/2009 da Ação de Desapropriação, todavia não obteve êxito. Desta forma, o Diretor de Regularização Fundiária e Relações Comunitárias da COHAPAR, Nelson Cordeiro Justus, está tratando com outro proprietário, para tentar desapropriar uma área de forma amigável. A equipe da COHAPAR ficou de informar na próxima Reunião do Colegiado se o acordo foi ou não realizado, e qual é a área em que as famílias serão realocadas.
A Concessionária Autopista Régis-Bittencourt irá enviar o arquivo digital com o atingimento da faixa de domínio (35m a contar do eixo da BR) e da faixa não-edificável (mais 15m). Com essa informação atualizada, a Divisão de Arquitetura da Cohapar poderá atualizar tanto o projeto da Vila Liberdade quanto o da Vila Zumbi.

Quanto à questão levantada sobre a abertura de um posto de atendimento aos moradores da Vila Liberdade, acreditamos ser uma ideia a ser definida pelo Departamento Social da Cohapar depois que a compra do terreno para o reassentamento das famílias se concretize e que seja iniciada a regularização fundiária da Vila Liberdade como um todo.

2.      Novo CMEI. Vereador Gil disse que o projeto foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Colombo, que adquiriu uma área de 9.000m2 (nove mil metros quadrados) para a construção do novo CMEI.

3.      Obras de revitalização da área de esporte e lazer. Vereador Gil disse que o projeto foi apresentado à Prefeita Beti, que acolheu a ideia e pediu para elaborar o projeto. Gil disse que o projeto está sendo elaborado e dentro de dois meses será apresentado à comunidade. Disse que no próximo sábado, dia 15/02, às 16h, será inaugurada a Academia ao Ar Livre, que está sendo instalada sob as árvores junto ao alambrado do campo de futebol. Na ocasião, a partir das 14h, será promovido um evento de lazer com uma série de equipamentos para brincadeiras e diversão das crianças, com lanche. Gil convidou a todos para participar do evento.

4.      CRAS Vila Liberdade. Maria Aparecida disse que desde o ano passado o atendimento do CRAS Graciosa à Vila Liberdade estava sendo feito às quintas-feiras, das 9h às 17h. Mas disse que esse atendimento ficava muito prejudicado por falta de estrutura de telefone e internet, necessários para o processo de atendimento. Por essa razão esse atendimento possivelmente não terá continuidade no espaço da Associação de Moradores e será deslocado para outro local, como a Unidade de Saúde ou numa das Escolas. O Vereador Gil manifestou-se favoravelmente à continuidade no espaço da Associação de Moradores e disse que irá ver com a Prefeitura de Colombo a possibilidade de equipar o local com telefone e internet. Manifestou também a sua preocupação com o atendimento à comunidade por parte da Associação de Moradores e disse que envidará esforços para tornar a Associação mais ativa. Disse ainda que não aceita que a Vila Liberdade seja tratada sempre em segundo plano, como hoje ocorre, como uma espécie de filial da Vila Zumbi. Disse que o povo não se desloca até a Vila Zumbi e que os serviços públicos devem ser prestados na própria comunidade da Vila Liberdade, como o CRAS, a UPS e outros. Maria Aparecida disse também dos cursos que estão sendo oferecidos pelo CRAS e que estão com as inscrições abertas e que fez divulgação nas Escolas e entidades da Comunidade da Vila Liberdade.

5.      Projeto Comunitário – PUCPR. Anderson disse que no final do ano passado foram feitas visitas e entrevistas nas Escolas para definir atividades nas quais os alunos da PUC poderão se inscrever para cumprir a Disciplina do Projeto Comunitário. As inscrições encerram no mês de março e então saberemos quantos alunos se inscreveram. As atividades iniciarão a partir de abril, durante a semana. Na próxima reunião Anderson ou outro representante do Projeto Comunitário dará maiores informações a respeito.

6.      Propostas PUC Solidária e Pastoral da Educação Arquidiocese de Curitiba. A Professora Adriane, da Pastoral Universitária da PUCPR, a Professora Marilena e o Professor Jadilson, da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Curitiba, disseram da sua disposição de juntarem-se ao Projeto Liberdade em Ação, o qual tiveram conhecimento no final do ano passado. Disseram dos objetivos da PUC Solidária e da Pastoral da Educação, que acima de tudo é promover a humanização das pessoas, em especial no ambiente escolar. Dispuseram-se a ministrar palestras aos alunos, oficinas de capacitação aos professores, palestras aos pais, bem como projeto de alfabetização. Para definição de possíveis ações ficou agendada uma reunião no dia 19/02, às 9h, no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme.

7.      Horta Colégio Estadual. Prof. Nilson lembrou que o projeto da horta comunitária escolas no Colégio Prof. Altair da Silva Leme já foi discutido há mais tempo e só não foi executado porque o trator que iria arar a terra não teve espaço para adentrar no local onde seria construída a horta. Lembrou também que Prof. Ivo, do Colégio Madalena Sofia, esteve no Colégio, no ano passado, fazendo demonstração aos alunos sobre plantio de orquídeas e mudas de árvores. Na ocasião estava presente a Professora Joseine, da disciplina de Biologia, que manifestou interesse de construir a horta, também como espaço pedagógico e que o Prof. Ivo se dispôs a ajudar. Prof. Ivo disse da sua disposição de ajudar a construir a horta e providenciará insumos e ferramentas para os trabalhos. Precisará de um grupo de alunos para ajuda-lo. A Professora Rosane manifestou contentamento com o projeto e garantiu todo o apoio necessário.

8.      Teatro com crianças. Prof. Nilson perguntou se os ensaios do Teatro estão acontecendo, ao que a Prof. Rosane respondeu que não despertou interesse da parte dos alunos e que eles teriam maior interesse em dança. Disse que surgiu uma pessoa disposta a ministrar aulas e ensaios de dança.

9.      Coral Colibri – Profª Rosane disse que no final do ano passado foram retomadas as aulas e ensaios do Coral Colibri e que agora está sendo feita divulgação para a retomada das atividades.

10.  Doação de Panetones. Prof. Nilson comunicou que o Lions Clube Curitiba Batel recebeu uma doação de 4.800 (quatro mil e oitocentos) panetones de uma empresa de alimentos de São José dos Pinhais. Esses panetones serão distribuídos às Comunidades da Vila Liberdade, Vila Zumbi e Vila Uberaba, onde o Lions Batel mantém atividades e serviços. Disse da necessidade de conseguir um caminhão para o transporte desses panetones da fábrica até as entidades. Vereador Gil se dispôs a conseguir o caminhão para o transporte e solicitou que certa quantia de panetones seja destinada ao evento de sábado, da inauguração da Academia ao Ar Livre. Nilson ficou de fazer um esquema de distribuição definindo quantidades para cada entidade, privilegiando as Escolas e as Pastoral da Criança.

11.  Aliança Empreendedora. Luis Henrique e Ariel apresentaram a Aliança Empreendedora ao Colegiado e disseram dos projetos que Aliança desenvolve junto às comunidades e a sua organização no Brasil. Apresentaram o Programa Geração Empreendedora, que é destinado a jovens de 18 a 35 anos que desejam empreender. Incentivaram a formação de um grupo de no mínimo 15 jovens para receberem capacitação para o empreendedorismo. Prof. Nilson sugeriu divulgação da proposta para os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual e também para os alunos do período noturno.

12.  Próximo reunião: 12/03/2014, às 9h, no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, elaborei esta memória.


Lista de participantes.
NOME
ENTIDADE
E-MAIL
TELEFONE
Nilson Izaias Pegorini
Fae e Colégio Bom Jessus
2105-4072 9988-7791
Sandra Regina Monteiro
E.M. Jardim Ana Maria
8838-8497 - 9820-7845
Eunice Maria de Souza
Assoc Mor.V. Liberdade

3663-2761
Laura Ramos Dama
Pastoral da Criança
3675-7198
8836-6405
Aparecida dos Santos
Líder da comunidade

8409-6351
Maria Aparecida Otto
CRAS Graciosa
3675-7237
Julimara Pizzatto
Cohapar - SURF
3212-5742
Anderson M. Prestes
PUCPR
3271-2279
Josilda F. Siqueira
CMEI Pequenos Brilhantes
8737-0250
3675-6931
Claudemir A. Fernandes
Morador
9811-2907
Luiz Carlos Pereira
Morador


Luis Henrique Macedo
Aliança Empreendedora
9801-8221
Vilma de Paula
Vila Zumbi
8844-5641
Vera Lucia Nascimento
Cohapar
3312-5999
Ariel Pasete
Aliança Empreendedora
9921-6742
Marilena A. Oliveira
Pastoral Educ. Arquidiocese
8893-7442
Jadilson G. Mendonça
Pastoral Educ. Arquidiocese
9663-0637
Adriane Vanzo
Pastoral Universitária PUCPR
3271-1397
Ivo José Triches
Lions Clube Curitiba Batel e Colégio Madalena Sofia
3281-1200
Karla Weber
Cohapar – SURF

Lorena Mylla
Cohapar ERCT

Karin Fernanda Scossin
CRAS Graciosa
3675-7237




João Carlos Cascaes
Lions Clube Batel
3242-7082
Eunice Maria de Souza
Moradora

8783-6370
Givanildo da Silva – GIL
CEPREBRAS
gilgera@hotmail.com
9625-1531










Nenhum comentário:

Postar um comentário