quinta-feira, 13 de março de 2014

MEMÓRIA COLEGIADO – 11/03/2014 COLÉGIO ESTADUAL PROF. ALTAIR DA SILVA LEME

MEMÓRIA COLEGIADO – 11/03/2014
COLÉGIO ESTADUAL PROF. ALTAIR DA SILVA LEME

No dia 11/03/2014, às 9h, reuniu-se o Colegiado do Projeto Liberdade em Ação, no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme, com os participantes que estão listados no final dessa memória.
Ao iniciar a reunião Prof. Nilson acolheu a todos e teceu comentários sobre a Pauta, lembrando que estaria presente na reunião o Sr. Ari Frozza, da Prefeitura de Pinhais, para falar do Projeto Horta no Quintal de Casa. Comentou também que no dia anterior conversou por telefone com o Sr. Ademir, da Cohapar, expressando a preocupação do Colegiado com o não cumprimento do cronograma de obras apresentado na Audiência Pública, que aconteceu há um ano. Disse que o Sr.Ademir garantiu que estaria presente alguém da Cohapar para esclarecimento da situação. Na solicitou que cada participante dissesse o nome e qual entidade estava representando.
Os assuntos debatidos seguiram a seguinte ordem:
1.      Obras do Projeto da Cohapar.
Prof. Nilson introduziu o assunto dizendo que face à demora no início das obras, face ao não cumprimento do cronograma apresentado à comunidade e da indefinição do projeto, a situação está insuportável. Disse que o Colegiado adotou sempre uma postura de diálogo, entendimento e apoio à Cohapar, sempre buscando a garantia da execução do projeto de Infraestrura na Vila Liberdade. Lembrou das garantias que foram prometidas à comunidade na Audiência Pública do ano passado e que não estão sendo cumpridas. Disse ainda que caso não houver posicionamento positivo e seguro de início das obras, o Colegiado terá que tomar outra postura. Moradores da comunidade expuseram a situação de calamidade que vivem algumas famílias que estão sendo vítimas das obras que estão sendo executadas junto à rodovia. Sobre esse assunto decidiu-se convocar imediatamente uma reunião com representantes da Concessionária Regis Bitencourt, Cohapar e Prefeitura de Colombo. Na sequência a Dra. Julimar, da Cohapar, disse que a Prefeitura de Colombo aprovou a execução da obra no novo terreno que será adquirido pela Cohapar, mas que precisará também aprovação de outros órgãos como o IAP e outros. Disse também que a Cohapar está trabalhando no desenvolvimento de todo o projeto. Disse também que antes da próxima reunião do Colegiado será realizada nova Audiência Pública na qual serão esclarecidos os fatos e apresentado o novo projeto que será executado. Prof. Nilson solicitou que a data da Audiência Pública seja comunicada com pelo menos uma semana de antecedência para a convocação aos moradores. Virlane disse que pode dispor de carro de som para ajudar na convocação. Nilson reforçou a importância de que naquele dia esteja toda a comunidade para ouvir a proposta e apresentar suas dúvidas, problemas e propostas. Como a próxima reunião do Colegiado está agendada para dia 09/04, a Audiência Pública terá que ser antes desta data. Sobre os casos de urgência em relação a algumas famílias afetadas pelas obras da Concessionária a Dra. Julimar tomou informações para passá-las à equipe social da Cohapar. Dra. Julimar explicou também sobre os processos de usucapião das Quadras 10 e 11 e disse que isso é demorado mesmo e que não depende da Cohapar, mas do Cartório.

2.      Horta no Quintal da Casa. Prof. Nilson lembrou das hortas que estão sendo cultivadas nas Escolas Municipal e Estadual e que a intenção é de que sejam cultivadas hortas nos quintais dos moradores da Vila. Disse também de como conheceu o projeto de Hortas do Município de Pinhais e que por isso convidou o Sr. Ari Frozza para fazer a exposição do projeto. Sr. Ari Frozza contou de sua trajetória com origem rural, de militância nos movimentos sociais e políticos até chegar à Prefeitura de Pinhais e de como esse projeto de Segurança Alimentar foi desenvolvido. Ari Frozza deixou materiais e se dispôs a orientar a criação de um projeto assim no Município de Colombo. Falou-se que enquanto não for criada política pública municipal em relação a isso, no Município, poder-se-ia iniciar algo com as famílias na própria comunidade da Vila Liberdade.

3.      CRAS na Vila Liberdade. Sra. Aparecida disse que encaminhou solicitação à Secretaria Municipal de Saúde para que o CRAS possa estabelecer-se na Unidade de Saúde, mas que ainda não teve retorno. Disse da necessidade de estrutura de telefone e internet para o funcionamento do CRAS. Nilson lembrou que o Vereador Gil ficou de ver o assunto junto à Prefeitura de Colombo, ao que a Virlane disse não ter conhecimento do assunto.

4.      Associação de Moradores. Houve manifestação na reunião da ausência de atuação da Associação de Moradores junto à comunidade. As queixas são recorrentes. Falou-se de completo abandono do espaço da sede da Associação e da necessidade de buscar sua revitalização. Sra. Dulíria disse que precisou de uma declaração da Associação de Moradores e não conseguiu. A proposta foi de agendar com a Diretoria da Associação uma reunião para esclarecimentos e propostas para revitalização da mesma. Nilson ficou encarregado de agendar da reunião. A sugestão foi que a mesma seja num sábado, de preferência no dia 22/03, em torno das 19h.

5.       Academia ao Ar Livre. Lembrou-se que havia sido marcada uma data de inauguração e que foi desmarcada em função da chuva naquele dia. Virlane explicou que agora será montado também um parquinho e que a inauguração será após a instalação do mesmo. Sr. Gonçalves e Virlane disseram da satisfação da comunidade pela Academia e do bom uso que está sendo feito.

6.      Projeto Comunitário da PUCPR. Anderson disse que as inscrições estão sendo feitas neste mês de março e que as atividades iniciarão no mês de abril. Disse que uma das atividades programadas é a Rádio Escola e outra são atividades de lazer.

7.      Pastoral Solidária PUCPR e Pastoral da Educação da Arquidiocese de Curitiba. Nilson disse da reunião que aconteceu com as Diretoras das Escolas e demais lideranças e das ações que foram programadas, em especial a presença nas reuniões de pais, a capacitação e apoio aos professores, bem como os projetos de alfabetização e EJA.

8.      Patrulha Escolar e UPS. Nilson relatou sobre a reunião com as Diretoras das Escolas e demais lideranças e das ações que foram programadas. Houve manifestações de que a problemática nas Escolas havia diminuído, mas outras lideranças e moradores disseram da diminuição da presença da UPS na Comunidade e das situações de insegurança que a comunidade vive. Para aprofundar esse assunto foi constituída uma Comissão liderada pelo Sr. João Carlos Cascaes, do Lions Batel e vários representantes da Comunidade, que marcaram uma reunião para tratar o assunto.

Face ao horário já avançado foi encerrada a reunião, sendo que alguns assuntos de pauta não foram tratados.
9.      Próximo reunião: 09/04/2014, às 9h, no Colégio Estadual Prof. Altair da Silva Leme.
Eu, Nilson Izaias Pegorini, elaborei esta memória.

Lista de participantes.
NOME
ENTIDADE
E-MAIL
TELEFONE
Nilson Izaias Pegorini
Fae e Colégio Bom Jessus
2105-4072 9988-7791
Sandra Regina Monteiro
E.M. Jardim Ana Maria
8838-8497 - 9820-7845
Eunice Maria de Souza
Assoc Mor.V. Liberdade

3663-2761
Laura Ramos Dama
Pastoral da Criança
3675-7198
8836-6405
Aparecida dos Santos
Líder da comunidade

8409-6351
Maria Aparecida Otto
CRAS Graciosa
3675-7237
Julimara Pizzatto
Cohapar - SURF
3212-5742
Anderson M. Prestes
PUCPR
3271-2279
Josilda F. Siqueira
CMEI Pequenos Brilhantes
8737-0250
3675-6931
Claudemir A. Fernandes
Morador
9811-2907
Luiz Carlos Pereira
Morador


João Carlos Cascaes
Lions Clube Batel
3242-7082
Tosihiro Ida
Lions Clube Batel
9962-0720
Joselito B. Rocky
Vila Liberdade

9128-6019
Adão Gonçalves
Comunidade

3666-6435
Virlane Nascimento
Assessora Vereador Gil
8450-0313
Dulíria Fernandes
Moradora

3675-7433
Divonsir B.
Morador

8755-6466
Valdirene S. Santos
Moradora

3562-2398
Viviane do Nascimento
Aluna
8450-0313
Ari Frozza
Prefeitura de Pinhais
3912-5089
Veldemir
Morador

3606-0870

























Nenhum comentário:

Postar um comentário